Barcelos será uma Terra de Futuro!

Longe vão os tempos em que os partidos políticos tradicionais dominavam, sem contestação, todo o poder público com ausência plena de escrutínio da sociedade civil permitindo, muitas vezes, a emergência de redes clientelares em todas as suas dimensões, particularmente a corrupção e a falta de respostas na prestação dos serviços públicos, com fortes ameaças ao Estado de Direito Democrático.

Não é por acaso que, ano após ano, vão surgido novos partidos políticos, como demonstra o novo quadro parlamentar da Assembleia da República muito diferente daquele que existia há uns anos a esta parte.

Do mesmo modo, e também a nível local, os partidos políticos tradicionais se têm vindo a fechar cada vez mais, restringindo a participação alargada e abrangente dos cidadãos eleitores na gestão da coisa pública, consubstanciada num exercício de poder sem escrutínio, com evidentes resultados de falta de transparência.

Foi por isso que o aparecimento do movimento BTF, em 2017, se deveu, fundamentalmente, a uma posição política de um grupo de cidadãos barcelenses, devido ao desrespeito e falta de transparência na gestão da câmara municipal em todas as suas dimensões, particularmente a de natureza política; o movimento tinha, e tem, uma participação heterogénea, independentemente do universo político de cada membro.

É neste espírito de mudança e de intervenção cívica, que este movimento de cidadãos independentes se apresentará, de novo, como alternativa ao PS e ao PSD, às eleições autárquicas de 2021. Barcelos e os barcelenses terão uma gestão autárquica transparente e participativa de todos os cidadãos, assente em valores democráticos com a implementação exclusivamente de políticas públicas.

O BTF, consciente do trabalho que falta fazer neste vasto concelho para levar a todos os barcelenses os ventos de mudança que nos chegam todos os dias apela, mais uma vez, aos empresários, às organizações associativas, a todas as classes socio profissionais, às famílias, aos grupos de amigos e um apelo muito especial aos jovens que, independentemente das suas convicções político-partidárias, se juntem ao BTF para, em conjunto, dizermos a uma só voz: chegou a nossa vez! Barcelos será uma Terra de Futuro!

 

O Coordenador Geral do BTF.

Domingos Pereira

 

Facebook
Facebook
YouTube
Instagram