Só não viu quem não quis!
Já depois de contados os votos das eleições autárquicas do passado dia 26 de setembro, e já sanada a euforia dos vencedores, não terá terminado, porventura, o pesadelo daqueles que, teimosamente, talvez num estado de pura negação, nunca terem acreditado na capacidade política dos parceiros da coligação Barcelos Mais Futuro ou, pior ainda, da lucidez e inteligência dos cidadãos barcelenses.
Muito se escreveu sobre a inconsistência da coligação vencedora, com particular ênfase de alguns colunistas da imprensa local que falharam nos seus prognósticos em toda a linha. E falharam porque de uma forma mesquinha, e até de um eventual ressabiamento quanto ao seu passado político, jamais aceitariam ter que ouvir a notícia que a coligação Barcelos Mais Futuro tinha ganho as eleições para os órgãos autárquicos do município, com grande destaque para a Câmara Municipal. E pior: por muita diferença!
Até foi publicada uma equação matemática (que serviu de título a um artigo de opinião) onde, supostamente, “4+2=5 ou 4?”. Ora, tal resultado desejado e até adorado (se viesse acontecer) por muito boa gente com responsabilidades políticas no passado e no presente frustrou tal desejo. Desde logo porque quem iria aferir da desejada “equação” era o sábio povo que sente na sua pele a ausência dos seus direitos, e ter na sua mão a soberana decisão de construir a equação cujo resultado foi mesmo 4+2=6, que equivale a dizer que, a coligação Barcelos Mais Futuro, elegeu 6 mandatos (maioria absoluta!) para a Câmara Municipal.
Não sei se havia festa marcada para festejarem a derrota da coligação, com ou sem champagne; o que sei é que tais comentadores ficaram, talvez, sem grande motivação para zurzirem em Mário Constantino, Domingos Pereira e Carlos Reis, como os mentores de uma derrota humilhante, difundida (porque desejada) nos cafés da nossa praça e nas colunas da imprensa local.
A crítica, o escrutínio, a tolerância e o combate de ideias são, no nosso estado de direito democrático, essenciais para o exercício da democracia e da cidadania. Outra coisa são os ataques e apreciações pessoais que, em vez de se apresentarem alternativas políticas com disponibilidade participativa na busca de soluções, só criticam e querem um lugar de destaque se forem levados ao colo…
A coligação Barcelos Mais Futuro venceu as eleições de forma limpa e transparente. Falou verdade aos barcelenses; disse de onde vinha, para onde ia e quem eram os seus protagonistas; não andou a fazer jogos de bastidores e às escondidas de ninguém. Os barcelenses escolheram de forma inequívoca e sem dúvidas.
Também os parceiros da coligação (PSD, BTF e CDS) souberam transmitir a capacidade e a sua força como a única alternativa a um poder político esgotado, sem ideias, sem força, sem motivação e sem liderança; trazer à gestão municipal a credibilidade política e a sua governabilidade seria um ato inadiável.
Barcelos não pode voltar a falhar! O novo executivo municipal tem um novo líder. E o seu nome é de forma inequívoca, Mário Constantino. Por isso, quer o BTF quer o CDS, enquanto parceiros da coligação com o PSD, serão solidários e exigentes em estrito cumprimento das propostas feitas aos barcelenses.
Desenganem-se aqueles que pensam, ou admitam, que no BTF os seus eleitos e simpatizantes não vão honrar os seus compromissos; desenganem-se aqueles que pensam que o município terá uma gestão bicéfala, tricéfala ou por aí adiante, só porque é uma coligação, ou que tem lá uns “papões”, como Carlos Reis, Domingos Pereira ou António Ribeiro. O Município falará a uma só voz através do seu líder, Mário Constantino a quem os barcelenses confiaram para ser o seu novo presidente da Câmara. Os representantes do BTF nos órgãos do município serão leais e solidários com todos os restantes membros da coligação. Os eleitos do BTF no executivo municipal serão só e apenas membros de um executivo municipal com o desempenho de funções que lhes forem atribuídas, com um único objetivo: trabalhar, trabalhar, trabalhar. Quanto aos resultados esperados, só não viu quem não quis!
Domingos Pereira – vereador da CM Barcelos, BTF.