O Movimento Independente “Barcelos Terra do Futuro – BTF” está representado nos órgãos autárquicos do Município – Câmara e Assembleia Municipal; e órgãos de Freguesia – Juntas e Assembleias de Freguesia.
Em novembro de 2019 publicou um documento sobre o compromisso eleitoral para 2021, apontando três eixos fundamentais da ação governativa: I -A credibilidade política; II -A reposição da legitimidade democrática; III -A reposição da governabilidade do município.
No dito documento, assumiu, também, um compromisso: “o BTF está inteiramente disponível para entendimentos com outras forças políticas que se queiram associar a um novo modo de fazer política com base nos princípios enunciados.” E, ainda, porque entendia e entende que “Barcelos não pode voltar a falhar! Esta é mesmo a última oportunidade…”
Em todas as intervenções públicas dos membros do BTF têm sido sempre este o critério defendido.
Foi pela coerência manifestada ao longo do tempo que, nas últimas semanas, têm havido contactos com dirigentes de outras forças políticas, para aprofundarem as reais manifestações de disponibilidade do BTF na eventual apresentação de listas a todos os órgãos autárquicos no concelho de Barcelos.
Esta abordagem teve maior intervenção com particular interesse de dirigentes nacionais do PSD e de dirigentes locais do CDS/PP; não esquecendo, também, contactos de dirigentes do PS.
Foi neste contexto que, no final da semana passada, o BTF reuniu com o candidato nomeado pela Direção Nacional do PSD, como candidato à Câmara Municipal nas autárquicas 2021, Dr. Mário Constantino Lopes, para uma primeira abordagem formal e exploratória para a apresentação de listas conjuntas a todos os órgãos autárquicos do concelho de Barcelos.
Assim, e na prossecução das vontades manifestadas, foi possível alcançar um acordo de princípio sobre esta matéria, com o PSD e o BTF.
Do acordo de princípio alcançado, muito brevemente será tornado público com as forças políticas envolvidas, todos os detalhes formais e políticos deste tão importante entendimento, para servir Barcelos e os barcelenses.
Barcelos, 13 de abril de 2021
O grupo autárquico do BTF